Alerta

Rio entra em estágio de mobilização devido a fortes chuvas

Já em Niterói, está em estágio de atenção

Previsão é de pancadas de chuva para este final de semana
Previsão é de pancadas de chuva para este final de semana |  Foto: Arquivo/Enfoco
  

A cidade do Rio entrou em estágio de mobilização na tarde desta sexta-feira (14) devido a chuvas moderadas e fortes que atingem o município, com riscos de alagamentos e quedas de árvores. Já Niterói está em estágio de atenção.

Um comunicado foi feito através das redes sociais do Centro de Operações Rio, às 16h21, e motoristas que trafegam pela cidade precisam redobrar a atenção.

Em Niterói, as alterações climáticas são acompanhadas por especialistas que ficam no Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil. Há previsão de pancadas de chuva nas próximas horas e a recomendação é que as pessoas não saiam de casa. 

Leia mais: Sextou?! Confira a previsão do tempo para o fim de semana no Rio

A Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec-RJ) e do Corpo de Bombeiros informaram que monitoram as precipitações em todo o Estado, atuando para prevenir e minimizar qualquer possível dano. Os bombeiros já atenderam cerca de 30 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o território fluminense.

Os agentes da Defesa Civil Estadual estão em contato permanente com as Prefeituras para dar suporte se as ocorrências extrapolarem a capacidade de resposta da gestão municipal, o que ainda não aconteceu.

Já o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos e enviando alertas para os municípios. Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, apresentam risco alto para deslizamentos de terra.

O risco de inundações e alagamentos também é alto nos municípios de Guapimirim, Belford Roxo,  Magé, Mesquita, São João de Meriti, Nova Iguaçu,  Nilópolis, na Baixada Fluminense; em Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Mendes, Piraí, Queimados, Volta Redonda, Valença,  Rio das Flores, Barra do Piraí, na região Sul; Itaboraí e Niterói, na Região Metropolitana; em Silva Jardim e Macaé, na Região das Baixadas Litorâneas e em Nova Friburgo, na Região Serrana.

< Leila critica Rodolfo Landim e cutuca Flamengo: 'soberba enorme' Homem que roubou e matou o próprio primo é preso no Rio <